terça-feira, 24 de março de 2009

cozinha gourmet

Estou numa fase cozinha , vcs repararam né , e acho que tá muito na moda esse negócio de cozinha gourmet. E fiquei muito interessada em saber mais sobre o assunto.
Fui pesquisar o que era,como era ... ,o que tinha ou deixava de ter.... Achei esta definição simpática
Comece com um bom fogão, aquele que oferece chamas bem fortes para preparos rápidos e bem baixas para cozimentos longos. Também um forno que mantenha a temperatura interna sem grandes alterações é fundamental. Forno com queimadores superiores são importante para gratinar. Coifa grande e eficiente complementam o conjunto da cozinha quente. Bancadas em inox em altura adequada, conjunto de facas mantidas sempre bem afiadas. Geladeira com compartimentos para refrigerados e congelados separados e de preferência com dispenser de gelo e água. Como cozinha gourmet, o que nunca pode faltar é um bancada ou mesa com cadeiras confortáveis para abrigar seus convidados, afinal a idéia é receber na cozinha. Cozinhar junto com amigos e continuar na cozinha.

E ainda na pesquisa descobri que existem10 itens indispensáveis pra transforma sua cozinha em gourmet

1. Conjunto de bowl - potinhos bonitinhos cá pra nós leigos , organiza os ingredientes da receita na ordem correta, sem sujeira.
2. Foeut - O batedor de arame (pêra) tem desenho especial para a sua função. Permite a mistura uniforme de molhos e massas, batendo também o líquido que fica nas bordas da tigela e não apenas o centro. Desse eu tenho e recomendo é muito bom de usar .
3. Panelas grossas - Quanto mais pesada, melhor. As panelas finas tendem a deixar o alimento grudar nas paredes. As grossas mantém o calor constante e controlado. De inox liso, sem teflon, são fáceis de lavar.
4. Moulin - eu nem sabia que o nome era esse , O moedor de pimenta permite fazer o tempero com mistura própria e, ainda, usar grãos frescos, evitando os pós preparados. Podem ser em madeira, acrílico e metal, o importante é que o moinho interno seja de aço inoxidável.
5. Cutelo Chinês - isso é chique mais não tenho lá muita destreza ,sei não se teria mas , Para os amantes da cozinha oriental o cutelo é versátil, serve para cortar desde juntas e ossos, até guilhotinar vegetais. Prefira os pesados e com um bom corte.
6. Processador de alimentos - é uma mão na roda este , e já existem modelos compactos que ocupam pouco espaço eu tenho um pequeno me serve muito bem , é Um eletrodoméstico essencial, que fatia legumes em questão de segundos e serve no preparo de pastas de alho e de pesto.
7. Ralador de queijo - Ao invés de comprar queijo ralado pronto, do qual pode-se não conhecer a procedência, tenha em casa um ralador para utilizar o ingrediente fresco e da variedade que você bem entender. E geralmente vc economiza pq um pedaço de queijo para ralar muitas vezes sai mais em conta que os famigerados saquinhos.
8. Chinoise - Para fazer molhos lisos, sem sementes, folhas de tempero ou cascas, esta espécie de coador é essencial. Prefira os de aço inox, que não enferrujam com o uso. Nunca usei , não posso comentar sobre o caso.
9. Facas - Devem ter um bom peso e tamanho adequado às mãos do chefe. O fio de corte tem de ir da ponta até o cabo, permitindo também guilhotinar vegetais. As de aço inox duram mais se lavadas em água fria e cuidando para não batê-las nas bancadas. Eu adoro facas , mais não sei afiar , marido faz isso - função dele - trabalho em equipe.
10. Descascador de legumes - A dica parece simples, mas é fundamental. Além de agilizar o serviço, o descascador evita o desperdício de alimentos já que retira somente a casca, na espessura correta. Os de aço, com um bom corte, são sempre uma boa opção. Vou comprar um e testar , nunca levei fé nesse equipamento, depois conto.



Então e sua cozinha como é me conte...

E ai... será que dá pra começar a ter uma cozinha gourmet com estas dicas ? Se sim... ? não sei... mais que muitas vão facilitar a vida a vão


bj culinário.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Amabile, muito boas estas dicas. Mas ainda vai demorar para eu ter uma cozinha assim. Meu marido gosta muito de cozinhar, mas ainda faltam muitos destes apetrechos. Meu fogão e geladeira são modelos bem simples, mas por enquanto está nos atendendo muito bem. O que temos muito lá em casa são facas, boas e afiadas, pois marido adora colecioná-las. Beijos

Angela Natel disse...

Amei seu blog, principalmente o desafio de leitura! Bjs.

mais vistos