quinta-feira, 14 de maio de 2009

14º livro

Este será outra assunto complexo e que talvez vcs me achem mais maluca do que eu sou normalmente.

Ontem de madrugada terminei de ler meu14º livro do desafio dos 50 livros e incrivelmente ele mudou alguma coisa dentro de mim , ou melhor me fez entender algo que eu realmente nunca tinha parado pra pensar.

Li o livro m 2 dias e mudou tudo que eu pensava em relação a morte e a minha profissão.

O livro : Por um fio


Descrição: Em Por um fio, está de volta o narrador sensível e cuidadoso de Estação Carandiru, que, contando histórias reais, reflete sobre o impacto da perspectiva da morte no comportamento de pacientes e seus familiares ( chegava a ouvir sua voz enquanto eu lia o livro ). Drauzio Varella especializou-se em oncologia numa época em que o câncer era visto com tanto horror que nem sequer se pronunciava essa palavra - dizia-se "aquela doença" - e desde então convive cotidianamente com doentes graves. Em Por um fio, ele relata histórias que põem o leitor diante de questões delicadas, difíceis mesmo para quem lida com elas em sua rotina profissional. De um lado, a reação dos que se descobrem doentes, que vai da surpresa à revolta, do desespero ao silêncio e à aceitação. Do outro, a atitude dos parentes, que varia da dedicação incondicional à pura mesquinharia, da solidariedade ao abandono. E Drauzio conta ainda episódios surpreendentes de mudança de vida, como se a visão da morte fosse quase uma libertação, um divisor de águas que confere novo sentido ao porvir.Editora: Companhia das LetrasAutor: DRAUZIO VARELLA

Voltando ao caso.

Já contei aqui que sou fonoaudióloga .

No consultório sempre tive uma quedinha por atender casos que ninguém normalmente queria , atendia pacientes com gagueira ( molezinha ) , sequelados de AVC( derrame ) , acidentes de automóvel , traumas em geral , paralisia facial , síndromes genéticas , paralisia cerebral. Uma amiga minha dizia que eu gostava de atender " só podrera - pq não atende uma troquinha articulatória "

Atendia mais gostava mesmo do desafio do difícil .

Mas câncer .... pra mim era muito ... sempre passei a bola pra outro com uma justificativa muito fragil , não consigo lidar bem com a morte, como se todo doente de câncer morresse , cá pra nós os de laringe muito comuns na minha área tem uma remissão muito fácil e pessoas sobrevivem muito bem .

Mas a fofa aqui fugiu sempre esses caso e hoje depois desse livro conclui que fazia isso pq tinha uma visão equivocada do meu trabalho com estes pacientes , eu só queria a cura e na verdade a medicina assim como a fonaoudiologia tá aqui pra aliviar o sofrimento se curar... ganhamos o ceú , mais não é o primeiro objectivo afinal nem sempre a cura é possível ...

Caramba os meus outros pacientes tb morriam ,perdi muitos que tiveram um segundo derrame ,outros de acidentes bobos . De verdade a cura veio pra poucos em muitos casos nós só melhoramos a qualidade de vida deles e o mesmo eu podia ter feito por outros ...

Atendi 2 caso no consultório pq não tive outro jeito .

O filho de uma senhoria amiga que ressindivou e morreu - que acabou por me fazer crer que não podia lidar com a morte e uma garotinha fofa que tinha tido um tumor benigno no cérebro - mais mesmo benigno o estrago foi grande , mais por não ser tão agressivo meu medo foi menor.

Na verdade nesse tempo todo mais ou menos 10 anos de consultório vi muita gente da família morrer de câncer , inclusive meu pai ( e acreditem de faringe- manja casa de ferreiro espeto de pau) , avô paterno ,sogra da mana ,atualmente a tia do meu cunhado tb tá e acreditei que não havia cura que não queria lidar com isso .

Fuga mesmo .

Hoje estou em casa mais definitivamente depois desse livro e da mudança que ele causou em mim se reabrir um dia o consultório com certeza não fugirei desses pacientes pelo meu medo particular , e não verei apenas a possibilidade de cura como único caminho , mais a verdadeira missão nesses casos que é aliviar sofrimento .

A cura é uma consequência .

bj

1 comentários:

Geovana disse...

o hábito de leitura é maravilhoso!!! sou uma apaixonada por livros!!!
tenho certeza que vc ai ler bem mais que 50!!!!
bjsss
Geo

mais vistos