domingo, 9 de novembro de 2008

Cerâmica plástica

olá
Agora que resolvi falar das minhas artes aqui nesse cantinho , até me empolguei e voltei a fazer uma porção de coisas. Andava tão desanimada ...
Estou com animo renovado e com a criatividade a mil.
Como havia falado as canecas de porcelana que fiz sexta feira, ficarm prontas e eu , já testei, a tinta não sai mesmo , amei , passei palha de aço , lavei com detergente, água quente , e até na lava - louças e ela ficou lá firme e forte.
Acho que estou com mania de usar o forno pra fazer arte , e não é arte culinária , pq engorda e tô de dieta, alias mulher vive de dieta né
Pessoal eu tinha guardado aqui nas minhs coisas alguns pacotes de cerâmica plástica - algumas pessoas conhecem por massa fimo.
E tinha uma toalha pra fazer pra mesa da área de festas ( mesinha tem só 3 metros - coisa pouca) .
Primeiro pensei em bordar com ponto cruz , mais como meu óculos não tá muito bom , e eu queria ela pronta pro natal, resolvi que ia decorar o barrado usando botões mais como não achei nada que me encantasse , estava lá parado.
Então hoje tive a idéia de juntar os dois , usar a cerâmica plastica pra fazer os botões do jeito que queria. Eu tinha visto a idéia de fazer botões em um site de artesanato.
então fiz assim..

Botões de cerâmica plástica
material

cerâmica plástica na cor desejada
rolinho
cortador
palito de dente pra fazer o furo do botão
papel alumínio
forma para assar
forno de casa

Amassar a massa até ela ficar macia , isso leva uns 20 minutos e muito muque , pq no começo a massa esfarela depois vai amolecendo .
Qdo estiver macia , abra sobre uma superficie lisa , azulejo, placa de laminado , ou como eu fiz na falta de tudo isso abra em cima de um pedaço de papel aluminio .
Usei o rolinho de massa de um briquedo da minha sobrinha , alias é o que uso pra fazer biscuit também. ( cá entre nós , só a pouco tempo ela descobriu onde tava o brinquedo)
Abra a massa e corte com o cortador faça os furinho do botão, coloque na forma sobre papel aluminio e leve ao forno pra assar por 20 minutos na temperatura mais baixa , se vc quiser que fique com aparencia de envelhecido deixe mais tempo.
Depois é só esperar esfriar e usar como um botão normal.
Não usem verniz , só se for especifico para cerâmica plástica , os comuns fazem a peça ficar melada ou não secam
Essa massa dá pra fazer bijuteria e uma porção de outras coisa que vou me aventurar e conto pra vcs depois.
Acho que ela tem um custo elevado mais vale a pena, o resultado é bem bacana
Eu usei pra decorar a toalha de mesa , vejam as foto da toalha e dos passos pra chegar lá.
material
massa aberta sendo cortada
assando no forno
os botões prontos
a toalha já com os botões

2 comentários:

Isabel Cristina disse...

Oi Amabile, agora que me dei conta que vc tem outro blog. E adorei este nome: Mulher elástica! Todas nós somos mulheres elástica, com tanta coisa para dar conta!! Adorei sua arte, os botõeszinhos ficaram um mimo!! Muito lindas as canecas também! Vou ficar esperando as outras artes! Beijos querida e obrigada pela ajuda com a decoupage. Você viu que realmente levo jeito, né?

Amanda disse...

Oi Amábile, vim retribuir a visita e fiquei encantada com tanta criatividade! Amei seublog..
Big beijo

mais vistos