terça-feira, 6 de janeiro de 2009

vai um pãozinho ai?

Então vamos deixar de preguiça , até pq descobri que baixar as fotos do meu celular não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Vou colocar aqui uma receitinha de pão de forma delicioso , eu fiz pra ceia do ano novo , pq pão aqui em Blumenau é um caso sério , francês nem pensar , italiano - nem sabem o que é isso .
Pão de forma tem de monte mais parece tudo a mesma coisa , exceto o 7 grãos do hotel gloria que eu super recomendo quando alguém vier por aqui


Pão de forma


4 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de leite morno
1/2 xícara de óleo ( se quiser ser muito chique use azeite)
20 gramas de fermento de pão granulado ou um tablete
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de açúcar
1 ovo


Bata os líquidos com o fermento , o ovo e o açúcar no liquidificador ( ou com um fue se não tiver a fim de sujar muita coisa - não faz diferença nenhuma já testei).
Misture o sal a farinha e vá acrescentando o liquido - amasse / sove bem até ficar lisa .
Coloque a massa numa assadeira pra bolo inglês , ou outra qqr , eu faço numa redonda - afinal o pão é meu ... untada e polvilhada com farinha e deixe crescer até dobrar de tamanho.
asse em forno quente , para ficar mais dourado pincele ovo batido por cima
Truque : não sei qual a ciência mais minha vó já fazia isso , mãe tb , eu coloco uma bolinha da massa num copo d'agua e espero que ele flutue , qdo isso ocorre o pão tá na hora de ir pro forno , já tá crescido o suficiente . O incrível que não dá pra ver a bolinha subir , vc fica lá vigiando e ela não sobe de jeito nenhum , é só vc s distrair que ela sobe ... será que ela é tímida? ou é bruxaria dos antepassados mesmo?
prontinho pra crescer


Experimentem e me contem se não é muito bom este pão , quentinho com manteiga , geleia , requeijão e um cafézinho cheiroso no fim da tarde ... hummm
resultado final


bj

3 comentários:

Hazel disse...

Isto é que eu gosto! Receitas fáceis e com ingredientes que costuma haver por casa!

Boa!

Venham mais!

Janice disse...

Passei para comer uma fatia de pão e tomar um cafezinho.
Adorei a receita!!!
Beijo :)

Eliene Vila Nova disse...

Amiga com o tempinho chuvoso que está esta tarde, juro que esquecia da minha dieta se pudesse comer uma fatia desse pão,sou tão louca por pão que fiquei com o filho do padeiro,r srssrr
eu só não entendo porque por melhor que seja a receita eu não acerto fazer um pão desses, será normal?
bjs

mais vistos